Um enxerto ósseo é um procedimento que visa substituir e regenerar ossos perdidos ou danificados, criando uma base sólida para a colocação de implantes dentários.
Pacientes que perderam dentes e sofreram reabsorção óssea ou que possuem estrutura óssea insuficiente para suportar implantes dentários.
Após avaliação de tomografia e exames, é agendado o procedimento cirúrgico para a realização do enxerto ósseo. Os materiais ou biomateriais que serão utilizados são definidos na consulta de planejamento. Na fase de planejamento também é definido o objetivo desse procedimento e após todas as dúvidas sanadas, o procedimento é agendado. Em 90% dos casos ele é realizado na clínica, no Hospital do Enxerto Ósseo, com anestesia local.
Assim como em qualquer outro procedimento, o enxerto ósseo dentário tem seus riscos. No entanto, com o acompanhamento da nossa equipe e o alto nível de qualidade e cuidados que empregamos, desde a aquisição dos produtos até a correta esterilização de todos os materiais utilizados, o índice de intercorrências é extremamente baixo.
A recuperação pós-enxertia depende da extensão do procedimento. Em geral, o paciente é liberado para retornar ao trabalho em 2 a 3 dias. Para voltar a se alimentar normalmente, o tempo é um pouco maior, pois é importante evitar movimentar a região enxertada durante o período de osseointegração. Siga as orientações do seu dentista. A formação óssea leva cerca de 4 a 5 meses para ocorrer. Após esse período, é possível seguir para a etapa posterior, que é a colocação dos implantes.
Durante o procedimento, a área será anestesiada. Após o procedimento, pode haver algum desconforto, que geralmente é controlado com medicação.
São diversos os benefícios de realizar enxertos ósseos: melhora na estética, pois dentes sobre implantes individuais são mais naturais; maior facilidade de higiene, inclusive com fio dental; rejuvenescimento facial, já que a reabilitação óssea proporciona uma sustentação mais natural aos tecidos faciais. Além disso, evita o surgimento de rugas e o aspecto de nariz caído.
Os principais materiais utilizados são biomateriais compatíveis, de origem autógena, xenógena e sintética. No entanto, no nosso hospital, o enxerto é potencializado com células-tronco, que auxiliam na neoformação óssea.
Este é, com certeza, um dos itens mais importantes que diferenciam nosso hospital de qualquer outro que realiza enxertos ósseos. Aqui, nos preocupamos muito com os exames dos pacientes e sua saúde clínica. Criamos um composto de vitaminas e sais minerais, chamado GPS do Cálcio, que auxilia para que o organismo do paciente também trabalhe a favor do enxerto. Esse composto é totalmente personalizado às necessidades fisiológicas de cada paciente. O GPS do Cálcio é indicado para ser utilizado antes e após o procedimento cirúrgico, garantindo menor incidência de hematomas, inchaços e diminuindo consideravelmente desconfortos e intercorrências.
Nessa etapa, também é realizada uma anamnese completa, para identificar se há algum fator que deve ser tratado de forma mais adequada, como tabagismo, diabetes, osteoporose, etc.
A maioria dos pacientes pode retornar ao trabalho após alguns dias de repouso, dependendo da complexidade do enxerto e do tipo de trabalho.
A resposta depende da qualidade do osso presente no local. Em alguns casos, o implante e o enxerto são colocados simultaneamente. Para maxilas completas ou áreas maiores, o tempo de espera é entre 5 e 6 meses. Na mandíbula, a espera para a instalação do implante é de 3 meses. Portanto, na consulta de planejamento, com a documentação completa, é possível determinar esse tempo com maior previsibilidade.
Não, com o método TCO, garantimos que você não ficará sem dentes em nenhum momento. Utilizamos próteses provisórias para manter sua aparência e funcionalidade enquanto o enxerto ósseo cicatriza.
Nos primeiros dias após o enxerto, recomenda-se uma dieta de alimentos macios e frios, como iogurte, sopas mornas e purês. Evite alimentos duros, quentes ou crocantes que possam irritar a área operada.
É aconselhável evitar atividades físicas intensas, incluindo academia, por pelo menos uma semana após o enxerto ósseo. Iremos lhe dar cada cenário conforme cada caso.
Recomenda-se pelo menos 2-3 dias de repouso relativo para permitir a recuperação inicial. Dependendo do caso, seu dentista poderá sugerir um período mais longo antes de retomar atividades normais.